Hey leitores.
Fogo, um vocal marcante e muito metal industrial. O que isso lembra? A primeira coisa em mente é Rammstein e hoje estou aqui para falar sobre eles, mais precisamente sobre o álbum Reise,Reise. Vamos lá:
Reise,Reise é o quarto álbum lançado pela banda alemã Rammstein, entrando no mercado na segunda metade de 2004.O álbum superou o seu antecessor “mutter” e ficou entre os dez mais comprados na Europa, contendo grandes hits da banda como a música “Amerika”, que tocou por várias semanas nos Top 10 nacionais, de canais como Multishow e MTV (e por onde conheci a banda na época) .
As palavras "Flugrekorder//Nicht Öffnen" podem ser traduzidas
como "gravação de vôo//não abra"
O álbum faz alusão ao acidente aéreo do vôo 123 da Japan Airlines (o segundo maior da história, ocorreu em agosto de 1985 e vieram a falecer 520 pessoas), tendo o encarte a imagem de um caixa preta danificada na frente e verso e disco, sendo trocada por um navio (o mesmo da capa do álbum Rosenrot) na edição japonesa e contendo uma superfície que lembra um radar. Não somente na estética isso mostra-se influente, na música “Dalai Lama”, se passa em um acidente aéreo e se o disco for retrocedido 26 segundos antes da primeira faixa e tocado, um fragmento do vôo 123 pode ser ouvido.
Os singles desse álbum são “Amerika”, “Mein Teil”, “Ohne Dich” e “Keine Lust” e além das anteriores posso destacar “Stein um Stein” e “Amour”. Reise Reise é formado principalmente do estilo chamado de Neue Deutsche Härte, uma forma derivada do metal industrial surgida em 1990 e que se caracteriza pelos efeitos de teclados eletrônicos misturados com Techno e influencias de estilos como hard rock e groove metal, porem o Rammstein diferencia-se de outras bandas (principalmente pela voz do Till Lindermann) e acaba criando um misto que dá ótimos resultados.Vou falar separadamente sobre os singles a seguir.
Amerika – Segundo single lançado para o álbum, e a mais conhecida da banda, é canção contra os Estados Unidos e a globalização e que segundo a banda se refere a “Colonização Coca-Cola”.
O clipe retrata a banda tocando na lua, em contraste com diversas imagens de outras culturas agindo como os clássicos americanos estereotipados e imagens de tribos africanas.Ao fim do clipe o lua que a banda toca se mostra um estúdio de TV, o vocalista Till Lindemann veste um traje em que está escrito Armstrong e que faz alusão com a “teoria de conspiração do programa Apollo”.
Mein Teil (Meu pedaço) - Música que fala sobre o canibal Armin Meiwes (conhecido como Canibal de Rotenburg) que em 2001 combinou e assassinou um homem e depois por vários dias se serviu da carne nas suas refeições diárias.
Ohne Dich (Sem você) - Terceiro single do álbum retrata o sofrimento causado pela perda de alguém querido. O clipe se passa durante uma escalada com a banda, onde o vocalista se fere gravemente e vai morrendo devido a gangrena durante a música. É uma música que me comove sempre. :’)
Keine Lust (Vontade Nenhuma) – Ultimo single, lançado em fevereiro de 2004, a letra expressa sobre a descriminação pelo próprio físico, onde o ser se sente mal, se repreendendo e destruindo a auto-estima.O videoclipe feito para esta música mostra todos membros da banda velho e gordos (exceto o tecladista Flake que aparece em uma cadeira de rodas motorizada) e se apresentando em um velho armazém depois de muito sem se reencontrarem.
Como vocês leram, eu gosto muito desse álbum e recomendo a todos, talvez por ter uma sonoridade diferente e um vocal em alemão alguns tenham uma visão ruim ou até mesmo preconceituosa sobre a banda, porem considero Rammstein um grande grupo e que fazem o piromaníaco aqui delirar nas performances em shows e com seu vocal potente e um instrumental incrível.
Até a próxima. ;D
Acho o alemão uma das linguas mais gostosas de ouvir(mesmo eu tendo medinho da voz do vocalista, sempre tive, sempre terei, inevitável).
ResponderExcluirEu acho a voz do Till uma coisa muito boa, é grave e muito ÉPICA. :D
ResponderExcluir