terça-feira, 29 de março de 2011

O Celtic-Punk (José Roberto)

Como todos devem saber que o Rock, metal e o punk têm muitas vertentes (o que chamamos de subgêneros), isso serve na minha visão para formar uma linha gradativa das vertentes e influencias entre um estilo e outro, nem mesmo um gênero raiz (como o Heavy-Metal) surgiu do instantaneamente e como uma grande teia, agrupando bandas semelhantes e o ajudando na classificação e a procura de bandas semelhantes aos nossos gostos.

Hoje vou falar sobre o Celtic-Punk. É um estilo originado na década 80 em Londres com a banda The Pogues ,que começou a misturar ao punk características de músicas Celtas, tanto na lírica quanto na instrumental (que é mais marcante e característica do estilo,contendo gaitas-de-foles, banjos, acordeon e violinos na maioria das músicas). Formou-se então um estilo que banjos e um instrumental que em minha opinião é divertido e muito animado, com letras sobre política, ideologia anárquica (características do Punk) e temas celtas (como a independência escocesa, republicanismo irlandês, diáspora, bebidas, entre outros) .

Alguns exemplos de boas bandas que me agradam estão: Flogging Molly, The Tossers, Dropkick Murphys, The Real Mckenzies, Seven nations e Flatfoot 56.


Dropkick Murphys - I'm Shipping Up To Boston



Flogging Molly - Drunken Lullabies



The Real McKenzies - Farewell To Nova Scotia


Até mais galerinha. "Ouçam e fiquem iguais a bêbados loucos em uma taverna irlandesa" =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário